Todo dia é dia da Cultura

terça-feira, novembro 04, 2008 0 comentários

O vôo da Águia de Haia

O Dia Nacional da Cultura Brasileira foi instituído através da Lei Federal nº 5.579, de 19 de maio de 1970 e celebra o nascimento de um dos protagonistas da História do Brasil - Rui Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849.
"A pátria não é ninguém: são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à idéia, à palavra, à associação"
(Rui Barbosa)
Sobre o autor: Nascido em 5 de novembro de 1849, em Salvador, na antiga Rua dos Capitães, Rui Barbosa de Oliveira é um dos intelectuais mais influentes que o Brasil já produziu. Advogado, jurista, orador, escritor, seu legado está reunido nas Obras Completas, em 50 volumes, que ainda hoje influenciam o mundo jurídico brasileiro e extrapolam, inclusive, este universo. O Barão do Rio Branco deu-lhe a alcunha "A Águia de Haia", por preservar os interesses nacionais e defender a soberania dos países menores, na 2ªConferência da Paz de Haia, na Holanda, em 1907.
- O que eles disseram sobre a CULTURA -
"Um pouco de cultura é uma coisa perigosa" (Alexander Pope)
Interrogado sobre a diferença existente entre os homens cultos e os incultos, disse: 'A mesma diferença que existe entre os vivos e os mortos' (Aristóteles)
"A cultura é a busca da nossa perfeição total mediante a tentativa de conhecer o melhor possível o que foi dito ou pensado no mundo, em todas as questões que nos dizem respeito" (Matthew Arnold)
"A cultura é aquilo que permanece no homem quando ele já esqueceu tudo o resto" (E. Henriot)