Hoje tem!

segunda-feira, maio 17, 2010 5 comentários

Cineclube convida espectadores para o debate

Toda segunda-feira, às 19h, pontualmente, o Teatro Ferreira Gullar abre as portas para a exibição de sessões de cinema. Desde 2001, o Projeto
Cinema no Teatro apresenta obras fílmicas que não são facilmente encontradas nas locadoras ou na única sala de cinema da cidade. Clássicos, filmes que estão fora do circuito comercial, produções locais, produções alternativas, filmes nacionais, etc. A variedade de temas escolhidos pode ser entendida como um meio de democratizar o acesso à Sétima Arte. No entanto, engana-se quem pensa que o filme é a única atração da noite. O xou começa quando o técnico do teatro acende as luzes... É hora do debate!

Um convite à reflexão, o debate possibilita a expressão de diferentes pensamentos no mesmo lugar. Há quem se identifique com a trama, há quem rejeite as personagens, há quem se encante com o enredo. Uns falam, outros escutam. Os papéis se invertem a todo momento. Os participantes que têm técnica, conhecimento, gosto apurado contracenam com os que mal sabem pronunciar o nome de tal diretor: “Kieślowskio o quê?” O Cinema no Teatro garante a manifestação de pensamento e a pluralidade de vozes.

Também é possível observar que, no decorrer dos anos, o público se ampliou. Não só em quantidade, mas em representatividade. As poltronas já não são mais ocupadas pelos cinéfilos, cults, cdf´s e os que estampam a estrela de Guevara. É cada vez mais notória a presença de católicos, protestantes, ateus, socialistas, neo-liberalistas, anarquistas, apartidários e à-toas. Gente com noção. Gente sem noção. E o mais importante, todos cheio de argumentos, numa linguagem acessível, onde é aceitável a informalidade e o uso de gírias.

O filme possibilita autoconhecimento. Godard, Buñuel, Fellini até Carlos Henrique Brandão são minuciosamente apreciados e analisados. Os espectadores lançam olhares sobre amizade, amor, paixão, separações, drama familiar e rupturas que fazem parte da trajetória humana. Questões políticas, sociais, econômicas são relacionadas à vivências individuais. As opiniões revelam o processo de catarse de quem fala. Dessa forma, a riqueza é não existir ponto central no debate. Na discussão há prós e contras, mas não há vencedores nem vencidos.

E não pára por aí, a organização do cineclube utiliza as redes sociais como mecanismos de promoção e participação popular. Para dar continuidade ao debate e ampliar a participação daqueles que ainda não se sentem tão à vontade para falar, mas conseguem escrever em 140 ou mil caracteres, os perfis no Twitter, Blogspot e Orkut podem ser facilmente encontrados. Tem espaço para todos. Por essas e outras, o Projeto Cinema no Teatro merece aplausos e um grito de Bravo!






(5) Comments

  1. Silvano Lago On 26 de julho de 2010 às 17:10

    Amigo Blogueiro acompanhe as novidades do Marketing Político e Eleitoral do Brasil e do Maranhão sob a ótica da propaganda regional.
    Confira e não deixe de dá sua opinião.
    www.silvanolago.blogspot.com

     
    PSTU - Imperatriz On 27 de julho de 2010 às 17:14

    Srta. Blogueira,
    O partido Socialismo e Liberdade vêm mui respeitosamente convidar o Sr. blogueiro para a coletiva de imprensa de lançamento das candidaturas do Psol-MA, em especial das candidaturas de Saulo Arcangeli para o Governo do Maranhão e do Prof. Cleumir Leal a Vice governador e apresentar as bases do plano socialista para o Maranhão que será defendido pelo governador do PSOL. O plano tem por objetivo superar a miséria, a exploração dos trabalhadores e a desigualdade social, destacando a prioridade na educação básica, fundamental e superior de qualidade e o desenvolvimento econômico. Para alcançar esse objetivo buscaremos a participação dos trabalhadores, o verdadeiro vetor capaz de conduzir esse processo.
    Data: 29 de julho de 2010
    Local: Estúdio do PORTAL ATIVO, localizado à Av. Bernardo Sayão, 1443 – sala 01 (referencia prédio da BigBen, esquina com rua Piauí)
    Horário: a partir das 9 horas da manhã
    Saldações Socialistas,
    Saulo Governador – 50
    Vice, Cleumir Leal - 50
    WWW.saulogoverndador.blogspot.com

     
    Dilberto L. Rosa On 20 de setembro de 2010 às 12:47
    Este comentário foi removido pelo autor.
     
    Tesouros da Net On 15 de novembro de 2010 às 20:51

    Olá. Estava passeando pelo planeta dos blog’s, quando encontrei o seu. Vou seguir. E deixar o convite para seguir o meu http://belaepura.blogspot.com/, criei recentemente. Abraços.

     
    Anônimo On 28 de abril de 2011 às 02:40

    Já estou seguindo seu blog, e ficarei muitíssimo grato se seguir o nosso blog e sempre fazer uma visitinha.
    Se possível gostaria que colocasse nosso link na barra lateral do seu blog.
    Parabéns pelo belíssimo trabalho.