Dia de Luta

segunda-feira, novembro 30, 2009 0 comentários

Seminário no Dia Mundial de Luta contra a Aids incentiva a prevenção e o combate ao preconceito


O combate à discriminação e ao preconceito com as pessoas que vivem com HIV/Aids, a prevenção e a falta de informação da sociedade com a doença são as temáticas abordadas no Seminário do Dia Mundial de Luta contra a Aids. Promovido pelo Programa Municipal de DST/Aids, o Seminário vai acontecer no dia 01 de dezembro, das 08h às 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Para que a sociedade saiba identificar as diversas formas de discriminação, ajudando a respeitar, cumprir e proteger os direitos das pessoas que vivem com HIV, o seminário é destinado aos profissionais da saúde que integram o programa de Atenção Básica, professores e supervisores do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), representantes do Projovem Urbano e comunidade. Com o tema “Viver com Aids é Possível. Com o preconceito Não”, o Dia Mundial de Combate à Aids mobiliza as pessoas no mundo inteiro na luta contra a discriminação e a intolerância com os soropositivos. De acordo com a organização, estima-se que 350 pessoas participem do evento.

A sigla Aids significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus da é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa. De acordo com Venúsia Milhomem, o termo "aidético", embora muito utilizado, é considerado agressivo, rotula discriminação e preconceito. Os termos adequados e politicamente corretos para uma pessoa com sorologia positiva para o HIV são: pessoas vivendo com HIV, soropositivos, HIV positivo ou portador do HIV.

Formas de Contágio - A Aids é transmitida de diversas formas. Como o vírus está presente no esperma, secreções vaginais, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com estas substâncias podem gerar um contágio. As principais formas detectadas são: transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. A Aids também pode ser transmitida da mão para o filho durante a gestação ou amamentação.

Formas de Prevenção - A prevenção é feita evitando-se todas as formas de contágio citadas acima. Com relação a transmissão via contato sexual, a maneira mais indicada é a utilização correta de preservativos durante as relações sexuais. Outra maneira é a utilização de agulhas e seringas descartáveis em todos os procedimentos médicos. Instrumentos cortantes, que entram em contato com o sangue, devem ser esterilizados de forma correta antes do seu uso. Nas transfusões de sangue, deve haver um rigoroso sistema de testes para detectar a presença do HIV, para que este não passe de uma pessoa contaminada para uma saudável.

Testagem e Aconselhamento - As pessoas que desejam fazer o teste HIV devem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Imperatriz, que fica no Complexo de Saúde Pública, na Rua Rafael de Almeida, s/n, Pq. Anhanguera, das 08h às 10h, às terças, quartas e sextas.