Pra não dizer que eu não falei da fantasia

“Quando os Novos Baianos começaram, o Brasil era o Brasil da ditadura, da censura, do exílio e os artistas estavam sendo mandados para fora do país. Nós chegamos com muita coragem: cabeludos, roupas coloridas, que, na época, era um problema sério. Foi dentro desse contexto que nossa ‘tribo paz e amor’ tramou a sua viagem, o sonho como protesto e no lugar do tremor, talento e muita coragem” (Moraes Moreira)

O Programa Som Brasil da Rede Globo, exibido na madrugada, homenageou o cantor e compositor Moraes Moreira. A mistura de ritmos como baião, rock e afoxé são características do músico baiano.

As apresentações foram marcadas pela versatilidade musical. No palco, Márcia Castro, Jussara Silveira, Teresa Cristina, Rita Ribeiro, Aline Muniz, Davi Moraes e o próprio Moreira. Os novos arranjos das letras, que fizeram sucesso na voz de Moraes Moreira e dos Novos Baianos, tiveram a assinatura de Guto Graça Melo.

A lindíssima cantora carioca, Aline Muniz, interpretou um dos clássicos dos Carnavais, “Bloco do Prazer”. Na outra rodada, ela emocionou cantando “Palavras ao vento”, uma música que conheci na voz da Cássia Eller e nem sabia que era do Moraes. A percussionista Lan Lan, que acompanhava Cássia, também participou do show.

Já Davi Moraes, filho do homenageado, cantou com o pai o sucesso “Acabou Chorare”, de 1970. A música deu nome ao segundo disco dos Novos Baianos, formado por Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby Consuelo e Paulinho Boca de Cantor. De acordo com a revista Rolling Stone, o álbum é um dos 100 maiores discos da Música Brasileira.

No espaço seresteiro da elétrica cultura, a cantora maranhense Rita Ribeiro, a mineira Jussara Silveira e a sambista Teresa Cristina cantaram, juntas, “Meninas do Brasil“. Veja o vídeo: