Edição EXTRA

quinta-feira, outubro 08, 2009 0 comentários

No ar - Viva a família brasileira!


Na Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, uma sequência de gravações foram gravadas entre o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o filho, o empresário Fernando Sarney. Durante as conversas, eles negociam a nomeação de cargos por atos secretos.

Em um dos diálogos, Fernando Sarney diz à filha, Maria Beatriz Sarney (a Bia), que mandou Agaciel Maia (ex-diretor geral do Senado) reservar uma vaga para o namorado dela. Segundo a gravação, José Sarney se compromete em falar com Agaciel. Oito dias depois, o namorado da neta foi nomeado por ato secreto.

Em julho, Fernando Sarney foi indiciado pela PF do Maranhão por vários crimes, entre eles lavagem de dinheiro. O empresário é apontado nas investigações como chefe de um grupo acusado de ter forte influência política.

O jornal O Estado de S. Paulo transcreveu as conversas. Em seguida, a pedido de Fernando, o desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça, determinou que o Estado não publique mais informações sobre a investigação do caso. Já são 69 dias sob censura.