Fraude onde canta o sabiá

quinta-feira, outubro 01, 2009 2 comentários

“(...)
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
(...)

Canção do Exílio, do maranhense Gonçalves Dias, é um dos poemas mais emblemáticos da literatura brasileira. O enunciado dos versos, supostamente, fazia parte do caderno de questões sobre linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2009.

No início da manhã de hoje, o ministro da Educação, Fernando Haddad, cancelou a aplicação de 4 milhões de provas em quase duas mil cidades em todo o país. O órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Enem, o Insituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), confirmou o vazamento do conteúdo do exame, marcado para o próximo fim de semana.

Este ano, o Enem é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do ProUni (Pograma Universidade para Todos), mesmo a contragosto de muitos estudantes, que sequer foram consultados sobre essa decisão.

Os versos de Gonçalves Dias também são bastante parodiados A versão a seguir, de José Paulo Paes, ilustra bem o cenário da fraude.

Canção do exílio facilitada


lá?
ah!

sabiá...
papá...
maná...
sofá...
sinhá...

cá?
bah!

José Paulo Paes

(2) Comments

  1. L. S. D. On 1 de outubro de 2009 às 11:54

    Sou do tempo do primeiro ENEM, e ainda hoje guardo o meu gráfico de desempenho. Falava-se muito do ENEM 2009: que seria um dos melhores, com questões que fariam os candidatos "pensar" de verdade. Aí vem uns caras e descobrem o canto do sabiá... 45 dias pra "refazer o encanto do canto" né?. Temo que isso interfira negativamente na qualidade do exame, já que a credibilida (ao menos deste ano) já foi pros cocos. Valeu pelo furo de reportagem, Aldinha! Fiquei sabendo antes por aqui.

     
    Alda Queiroz On 2 de outubro de 2009 às 08:30

    HAHA
    Ô, Luís, que coisa boa!

    Eu li sobre isso cedinho, antes mesmo da confirmação. Daí, consegui escrever logo!

    =D