Minha terra tem primores,
(...)
Canção do Exílio, do maranhense Gonçalves Dias, é um dos poemas mais emblemáticos da literatura brasileira. O enunciado dos versos, supostamente, fazia parte do caderno de questões sobre linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2009.
No início da manhã de hoje, o ministro da Educação, Fernando Haddad, cancelou a aplicação de 4 milhões de provas em quase duas mil cidades em todo o país. O órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Enem, o Insituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), confirmou o vazamento do conteúdo do exame, marcado para o próximo fim de semana.
Este ano, o Enem é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do ProUni (Pograma Universidade para Todos), mesmo a contragosto de muitos estudantes, que sequer foram consultados sobre essa decisão.
Os versos de Gonçalves Dias também são bastante parodiados A versão a seguir, de José Paulo Paes, ilustra bem o cenário da fraude.
Canção do exílio facilitada
lá?
ah!
sabiá...
papá...
maná...
sofá...
sinhá...
cá?
bah!
José Paulo Paes
Sou do tempo do primeiro ENEM, e ainda hoje guardo o meu gráfico de desempenho. Falava-se muito do ENEM 2009: que seria um dos melhores, com questões que fariam os candidatos "pensar" de verdade. Aí vem uns caras e descobrem o canto do sabiá... 45 dias pra "refazer o encanto do canto" né?. Temo que isso interfira negativamente na qualidade do exame, já que a credibilida (ao menos deste ano) já foi pros cocos. Valeu pelo furo de reportagem, Aldinha! Fiquei sabendo antes por aqui.
HAHA
Ô, Luís, que coisa boa!
Eu li sobre isso cedinho, antes mesmo da confirmação. Daí, consegui escrever logo!
=D