Política da diversidade

domingo, outubro 11, 2009 0 comentários

"A democratização do Brasil supõe a democratização da comunicação, com informações confiáveis e a superação da concentração da propriedade no setor"

(Pedro Wilson, deputado do PT-GO)

Trecho retirado de “Imprensa estrangeira e brasileira, dois olhares sobre um mesmo país”. Nota publicada sobre mídia no site do Partido dos Trabalhadores – PT.

Num país onde a televisão e o rádio são os principais meios de difusão, não há como pensar em democracia sem refletir sobre as distorções mostradas nos grandes veículos de comunicação e o seu comportamento influenciador.

Embora concorde com o deputado Pedro Wilson, não compartilho sua inquietação. Os petistas, peemedebistas, democratas e quaisquer que sejam suas filiações, devem estimular políticas públicas que pensem a comunicação como um todo. Não considerando apenas e tão somente, a percepção distinta de uma abordagem da mídia em relação às ações de um partido. Os meios de comunicação devem estar a serviço do povo.

A verdadeira ameaça à democracia é a exclusão da garantia de direitos dos movimentos sociais, mulheres, negros, sindicatos, índios, pessoas com deficiência, homossexuais, todas as religiões e credos. Enfim, não há sociedade democrática sem meios de comunicação social democráticos!