Janela da Alma
Um filme sobre o olhar


“Não acredite no que os teus olhos te dizem, tudo o que eles mostram é limitação. Olhe com o entendimento, descubra o que já sabes, e verás como voar.” ('Fernão Capelo Gaivota', Richard Bach)


O documentário faz uma reflexão sobre a percepção do mundo através das emoções, captadas pela visão. Os olhos percebem as luzes, as cores, as linhas evidenciando o ponto de vista de quem as vê. Os graus de deficiência visual representados pelos entrevistados revelam as limitações do homem em ver o mundo e se enxergar nele.

O diretor fixa o olhar no Invisível e Visível. Para alguns, aquilo que não se vê facilmente confere detalhes e projeta imagens na mente que ninguém repara. Já que são carregadas de subjetividade. Alterando a visão, o olhar. Enquanto o mundo visível, evidente, que está todo o tempo à vista pública não é distinguido e diferenciado nitidamente.

A narrativa mostra como nos preocupamos com o olhar do outro e, como ver o outro acentua as diferenças e causa estranheza. Vimos o que nos é imposto. Um olhar antitético entre o que é realidade e a imaginação.


JANELA DA ALMA Direção: João Jardim Produção: Brasil, 2001