Imperatriz celebra 156 anos

quarta-feira, julho 16, 2008 1 comentários

Vivendo o presente através da valorização do passado histórico



Segunda maior cidade do estado do Maranhão tem atualmente mais de 232 mil habitantes

Imperatriz surgiu com a iniciativa dos bandeirantes, que buscavam nos confins do Norte, a riqueza, o desconhecido e a aventura. Sua fundação se deu em 16 de julho de 1852, três anos depois da partida da expedição que saiu do porto de Belém, em 1849. Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, capelão da expedição, foi o fundador da povoação, que recebeu inicialmente o nome oficial de Povoação de Santa Teresa do Tocantins. O nome é uma homenagem a Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II, então imperador do Brasil.

Frei Manoel Procópio do Coração de Maria era carmelita e trouxe consigo uma imagem de Santa Teresa d’Ávila, de quem era devoto. A santa, de origem espanhola, tornou-se a padroeira da cidade e os festejos em sua homenagem são repletos de rituais e simbologias.

A história e o desenvolvimento de Imperatriz deram-lhe diversos títulos. Chamada desde os anos setentas de “Portal da Amazônia”, a cidade ganhou o título de “Capital Brasileira da Energia”, por ser a área de interligação da rede de distribuição de energia repassada pela Eletronorte e pela Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco). Recentemente, a cidade passou a ser conhecida como a “Metrópole da Integração Nacional”, título atribuído pelo engenheiro e ex-ministro do Planejamento Antônio Kandir. Por sua localização estratégica, a cidade também é conhecida como “Princesa do Tocantins” e “Capital Econômica do Interior Maranhense”. Dentre tantas alcunhas, Imperatriz ganhou a de “terra do Frei”, uma referência ao seu fundador.


Imperatriz é o maior centro de abastecimento regional e prestação de serviços, influindo fortemente na economia do norte do Tocantins, sul do Pará e de todo o estado do Maranhão. Nos últimos anos, tornou-se um dos pólos de educação superior, com duas universidades públicas, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Estadual do Maranhão. Além de quatro faculdades privadas: Faculdade de Imperatriz (Facimp), Faculdade Atenas Maranhense (Fama), Faculdade Santa Terezinha (Fest) e Unisulma. A abertura de faculdades e diversos cursos fez com que a cidade ficasse mais jovem, cheia de livros na mão e novas idéias.


É possível observar que toda a ramificação histórica de Imperatriz é marcada por diferentes contatos, interações e por uma forte miscigenação advinda da rodovia Belém-Brasília. Nos últimos anos, Imperatriz experimenta um acelerado surto de crescimento populacional e econômico sendo considerada uma das cidades mais progressistas do país, recebendo contigentes migratórios das mais diversas procedências. Atualmente, sua grandeza populacional a coloca entre as 100 maiores cidades do Brasil.

Situada às margens do rio Tocantins, Imperatriz consolida-se como destino para o turismo de negócios, de eventos e de lazer. Seu caráter estratégico a carcteriza como cidade convergente de uma vasta região, abrangendo, além do sudoeste do Maranhão, o sul do Pará e norte do Tocantins.

Muitos foram os pioneiros: mulheres e homens, anônimos ou conhecidos, que conceberam e concretizaram o sonho de construir Imperatriz. Uma cidade cheia de curiosidades, personagens próprios, diversidade e beleza. De fato, a sociedade imperatrizense comemora pequenas conquistas e mudanças que vão fazê-la diferente, bem melhor no futuro.


Por isso, nesta quarta-feira, haverá certamente um feriado repleto de comemorações e vitórias dos cidadãos, desta que é uma cidade tão acolhedora. A população de Imperatriz terá um dia cheio de atividades. Pela passagem do aniversário desta cidade, onde moram pessoas de todos os lugares, onde história, progresso e modernidade convivem lado a lado, desejamos que as ações sejam responsáveis e constantes no município! Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento, buscando sempre novos projetos e fazendo o melhor.


PROGRAMAÇÃO

As festividades organizadas pela prefeitura iniciam às 5 horas da manhã com uma alvorada, na rua 15 de novembro. Às 10h a entrega da comenda Frei Manoel Procópio a seis personalidades, no auditório do Palace Eventos. Os novos comendadores são: o escritor Livaldo Fregona, o médico Antonio Leite Andrade, a professora Almerinda Batista Nunes, a ex-vereadora Conceição Medeiros Formiga, a médica Mirian Bezerra Fialho Sodré e a taxista Raimunda Ferreira de Sousa. no auditório do Palace Eventos. Às 12 horas, a abertura oficial da Praia do Cacau.


1 Comment

  1. Anônimo On 14 de janeiro de 2009 às 15:15

    Imperatriz não foi fundada por inciativa dos bandeirantes!