Uma orelha no embrulho

domingo, dezembro 27, 2009 0 comentários

A forma subjetiva de perceber a realidade, valorizando a impressão dos movimentos na natureza, caracteriza o movimento artístico Impressionismo. Seguindo a tendência impressionista, surgiu um grupo que aprimorou as técnicas para encontrar novos caminhos para a pintura, os pós-impressionistas, formado por Cézane, Gaugin e Van Gogh.

Os amigos e pintores Vicent Van Gogh e Paul Gaugin, representantes do pós-impressionismo, dividiam a técnica no trabalho e a casa onde moravam, no sul da França. Após um período de ótima convivência, eles discutiram muito e Van Gogh atacou Gauguin com uma navalha em dezembro de 1888. Inconformado com o fracasso do ataque e completamente transtornado, Van Gogh cortou o lóbulo da própria orelha esquerda. Em seguida, o entregou a uma prostituta chamada Rachel.

Durante anos essa foi uma das justificativas da automutilação de Van Gogh. O distúrbio mental do renomado pintor, a disputa com Gaugin pelo amor de Rachel e o possível envenenamento com as tintas também são sinais que fizeram com que o mundo especulasse sobre a real motivação do pintor.
Um dos principais estudiosos da obra do pintor holandês, Martin Bailey, que escreveu um livro e foi curador de duas exposições sobre Van Gogh, revelou que o artista teria cortado a própria orelha após descobrir, através de uma carta, que o seu irmão Theodorus iria se casar. Como ele era sustentado pelo irmão, teve medo de perder o apoio financeiro. Ainda de acordo com Bailey, os irmãos trocaram mais de 750 correspondências, documentos fundamentais que serviram de estudo mais aprofundado da arte de Van Gogh.


Autorretrato com orelha enfaixada.
60 x 49 cm.
1889