A lenda do peixe francês

sábado, dezembro 05, 2009 0 comentários

Nem só da Lenda do Cabeça de Cuia vive o povo do Piauí. As aventuras de um triste peixe francês, que se apaixona pela linda moça de louça, no décimo terceiro mês do ano, fazem parte do folclore surrealista e pós-moderno piauiense. “A lenda do peixe francês” está no segundo cd da banda Validuaté, lançado em julho desse ano. O álbum intitulado “Alegria girar” é cheio de humor, magia e encantamento.

Composta pelos irreverentes Quaresma (voz), Thiago e (cavaquinho e pandeiro), Vazin (guitarra), Júnior (guitarra), Wagner (baixo) e John Well (bateria), a Validuaté já toca o terror e faz a alegria girar nas noites teresinenses e adjacências há 5 anos. Com o disco de estréia, “Pelos pátios partidos em festa”, de 2008, a banda ganhou o reconhecimento do público. Sobre o segundo trabalho dos meninos, o poeta maranhense Ferreira Gullar disse:

caminhos não há
mas os pés na grama
os inventarão

aqui se inicia
uma viagem clara
para a encantação

O próprio Gullar narra os versinhos acima na faixa de abertura do cd. Depois, os cantores Zéu Brito e Lirinha (Cordel do Fogo Encantado) participam da divertidíssima “Bruta como antigamente” e da fantástica “O Hermeto e o Gullar”, respectivamente. Em “A Lenda do Peixe Francês”, o dublador Isaac Bardavid, que faz a dublagem das personagens Esqueleto (He-Man) e Wolverine (X-Men) empresta a voz para contar um trecho da estória do peixe.

Não consegui escrever uma linha sequer sem o uso de adjetivações. Isso empobrece o texto, mas é impossível não ser passional falando sobre o som dos caras. Sem dúvidas, pra mim, Validuaté foi/é a descoberta do ano! Letras como “A Lenda do peixe”, “Eu só quero acabar com você”, “A onda”, “Superbonder”, “Eu preciso de você” compõem o top five na minha playlist!

Vejam “Eu preciso de você”, de Márcio Greyck, na versão Validuaté. Música boa sem prazo de validade!