HDTV em São Luís: mais do mesmo

segunda-feira, dezembro 21, 2009 0 comentários

A transmissão do sinal da TV digital em São Luís vai operar em caráter definitivo. Hoje, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, assina os termos de consignação dos canais digitais para as emissoras da cidade. No contrato com o Minicom, serão beneficiadas três emissoras da capital: a TV Mirante (afiliada da Rede Globo), a Rádio e TV Difusora (afiliada do SBT) e a Empresa Brasil de Comunicação – EBC.

Ficando cada vez mais difícil eliminar o monopólio da informação, mais uma vez observamos que os interesses privados prevalecem sobre os públicos. Com essa repetição, não dá pra esperar uma multiprogramação.

Salvando a Pátria: A lei que criou a EBC diz que a empresa deve assegurar as condições operacionais necessárias à implantação da Rede Nacional de Comunicação Pública, que inclui as TVs do Poder Legislativo (Câmara e Senado), do Executivo (NBR) e do Judiciário (TV Justiça), a TV pública federal (TV Brasil), da própria EBC, e as novas redes estatais previstas no decreto da TV Digital: Canal da Educação, Canal da Cultura e Rede da Cidadania (que serão geridos pelo Ministério das Comunicações).