terça-feira, agosto 18, 2009 1 comentários

Leite, leitura, letras e literatura



O abraço coletivo da comunidade do povoado São Luís, na tarde de ontem, marcou a inauguração da Biblioteca Comunitária Professora Maria de Jesus. As crianças, lideranças comunitárias e trabalhadores rurais ficaram impressionados com o novo cenário da antiga Pintada. Na ocasião, a coordenadora do Projeto Casa do Saber, Carmen Gramacho, e a responsável pela organização e planejamento das bibliotecas, Iza Antunes, não esconderam a emoção.

Para que eu também participasse, liguei cedo para os idealizadores do projeto no povoado, Lilia e Alexandre. Eles muito solícitos me arranjaram uma carona. Até chegar em Davinópolis, foram quinze quilômetros por uma estrada completamente esburacada. Em seguida, mais quinze quilômetros de chão batido e muita poeira pelo caminho. Valeu a pena!



Entre tantos rostinhos felizes, me chamou atenção o de uma menina de oito anos, Gislaine. Ela chegou ofegante, com as bochechas avermelhadas, numa roupa colorida e enfeite no cabelo. Junto com o irmão de dez anos, Genielson, eles eram os mais empolgados com aquele mundaréu de livros.





Tia Silvana, a professora dedicada e comprometida, me disse que ela e o irmão caminham três quilômetros todos os dias para freqüentarem a escola. É lindo vê-la pegando um livrinho e se deleitando com a história. A leitura é pausada, mas todas as palavras são muito bem articuladas. Gislaine não engole uma letrinha sequer.


O prédio, que foi cedido pela Associação de Agricultores e Pequenos Produtores da Vila São Luís, é pequeno e aconchegante. Muitos dos associados nem foram alfabetizados, mas isso não os impediram de emprestar a casa para a pesquisa e construção do saber dos jovens moradores da Vila São Luís. Durante a semana, nos turnos matutino e vespertino, dois monitores vão acompanhar os alunos nas pesquisas. Jaqueline e Clayton são moradores da Vila e os voluntários responsáveis pela manutenção do lugar.

Quem roubou a cena foi D. Ritinha, de 77 anos, uma das primeiras moradas do povoado. Contando ‘causos’ e entoando um canto da folia de reisado, com a voz rouca, ela agradeceu a presença de todos.


Onde fica?
Biblioteca Comunitária Professora Maria de Jesus
Avenida São Luís, s/n, Povoado Vila São Luís (antiga Pintada) Davinópolis-MA
Para doações de livros didáticos e paradidáticos: (99) 3525-2616 (Casa das Artes)




1 Comment

  1. JP On 20 de agosto de 2009 às 09:58

    Aldinha, te achei na foto =P