A partir daí, destaco o que mais me chamou a atenção na trama. O fio condutor da narrativa são os laços de amizade e reciprocidade. A cumplicidade entre Fredricksen e o garoto Russell é a própria relação conflituosa do filme. [Levar a casa até o ponto desejado pela Ellie ou ajudar o garotinho a salvar a ave?] Através das ações das personagens, temos condições de entendê-las, a maior aventura deixa de ser a busca pelo pedacinho da Venezuela, onde se encontra o Paraíso das Cachoeiras, e passa a ser a procura da busca do equilíbrio. Acredito que Fredricksen só conseguiu voar por conta da presença de Russell. O garoto é a personificação do gás Hélio, que mais leve que o ar, sobe na atmosfera. Envolto em pensamentos pessimistas, na solidão e preso ao passado, Frederciksen não sairia do chão. Nesse sentido, os dois se completam, mesmo com a grande diferença de idade. Uma das cenas mais legais é quando o velhinho percebe que para ajudar o amiguinho, que sai para resgatar a ave, é preciso abrir mão de algumas coisas. Aí, Fredricksen joga fora os móveis da casa e vai se desfazendo, aos poucos, do passado. Para ser feliz é preciso se desprender dos maus pensamentos e se desapegar das coisas materiais. Frederciksen é o âncora, a sustentabilidade, os pés no chão. Russel é o sonhador, o cabeça nas nuvens. Assim, eles conseguem vencer todas as adversidades como os fenômenos da natureza e os inimigos.
Os diretores são Pete Docter (de Monstros S.A.) e Bob Peterson, desenhista dos dois Toy Story e co-roteirista de Procurando Nemo. Ah, a dublagem de Carl Fredricksen ficou por conta do Chico Anysio, o que familiariza mais ainda o velhinho.
Há um ano
Tô tipo muito a fim de ver esse filme.
Oi Alda, te fazendo uma visitinha...parabéns pelo belíssimo espaço.
Fotos lindas tb. bjs
Eu pedi pra ver um desenho e logo alguém bem descolado me trouxe esse filme para ver em casa numa dessas terças-feiras cinzentas. Vi com milha filha adolescente e meu companheiro de bons filmes Cairo Morais. Aliás foi quem procidenciou o filme. Uma bela surpresa já que eu nem sabia da existência da BELISSIMA E EMOCIONANTE "PELÍCULA" Adorei. hummmmmmmmmm quero mais.