Comunicação em debate

sábado, novembro 21, 2009 0 comentários

A 1ª Conferência Estadual de Comunicação (Conecom) foi realizada nos dias 17 e 18 de novembro, no Convento das Mercês, em São Luís. Representantes do poder público, empresários e da sociedade civil participaram do evento que teve como tema “Meios para a construção de direitos e cidadania na era digital”.

A Conferência foi composta por palestras, grupos de trabalho e plenária final. Destaque para o painel “A comunicação que temos e a comunicação que queremos”, onde os convidados Carolina Ribeiro (representante do Coletivo Intervozes) e o deputado estadual Joaquim Haickel, que também é radiodifusor, mostraram opiniões divergentes sobre os rumos da Comunicação no Maranhão e no Brasil. Já os grupos de trabalho foram realizados de acordo com os eixos da Conferência Nacional: produção de conteúdo, meios de distribuição e cidadania.

O Maranhão tem direito a 50 delegados, sendo 22 da sociedade civil, 22 do segmento empresarial (foram eleitos 21) e seis do poder público. A conferência foi convocada pela Secretaria de Estado da Comunicação, organizada e coordenada por uma comissão formada por representantes dos três segmentos.

Na plenária final, foram aprovadas as diretrizes e moções dos participantes e eleitos os delegados do Maranhão para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada em Brasília, de 14 a 16 de dezembro.

A Conecom foi precedida de conferências livres. Estas fases preparatórias aconteceram em Imperatriz, nos municípios da Baixada e em São Luís. Mesmo com a inviabilidade do governo do estado em garantir a participação dos imperatrizenses na etapa estadual (logisticamente falando), com muito esforço e apoio da Agência de Notícias da Infância Matraca, a Região Tocantina foi representada por sete pessoas (seis de Imperatriz e uma de Açailândia).

Vejam as fotos:

Solenidade de abertura: Luciano Nascimento (Intervozes), Sérgio Macedo (Secretário de Comunicação); José Sóter (Coordenador Executivo Nacional da Associação Brasileira de Rádio Comunitária - Abraço); Carolina Ribeiro (Comissão Pró-Conferência Nacional) e Joaquim Haickel.



Estudantes de Comunicação Social da Ufma de Imperatriz participaram das discussões sobre o desenvolvimento de políticas públicas de Comunicação.











Democratização da Comunicação: sociedade civil, sociedade civil emprearial e poder público.