Pra não dizer que eu não falei da fantasia

“Quando os Novos Baianos começaram, o Brasil era o Brasil da ditadura, da censura, do exílio e os artistas estavam sendo mandados para fora do país. Nós chegamos com muita coragem: cabeludos, roupas coloridas, que, na época, era um problema sério. Foi dentro desse contexto que nossa ‘tribo paz e amor’ tramou a sua viagem, o sonho como protesto e no lugar do tremor, talento e muita coragem” (Moraes Moreira)

O Programa Som Brasil da Rede Globo, exibido na madrugada, homenageou o cantor e compositor Moraes Moreira. A mistura de ritmos como baião, rock e afoxé são características do músico baiano.

As apresentações foram marcadas pela versatilidade musical. No palco, Márcia Castro, Jussara Silveira, Teresa Cristina, Rita Ribeiro, Aline Muniz, Davi Moraes e o próprio Moreira. Os novos arranjos das letras, que fizeram sucesso na voz de Moraes Moreira e dos Novos Baianos, tiveram a assinatura de Guto Graça Melo.

A lindíssima cantora carioca, Aline Muniz, interpretou um dos clássicos dos Carnavais, “Bloco do Prazer”. Na outra rodada, ela emocionou cantando “Palavras ao vento”, uma música que conheci na voz da Cássia Eller e nem sabia que era do Moraes. A percussionista Lan Lan, que acompanhava Cássia, também participou do show.

Já Davi Moraes, filho do homenageado, cantou com o pai o sucesso “Acabou Chorare”, de 1970. A música deu nome ao segundo disco dos Novos Baianos, formado por Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby Consuelo e Paulinho Boca de Cantor. De acordo com a revista Rolling Stone, o álbum é um dos 100 maiores discos da Música Brasileira.

No espaço seresteiro da elétrica cultura, a cantora maranhense Rita Ribeiro, a mineira Jussara Silveira e a sambista Teresa Cristina cantaram, juntas, “Meninas do Brasil“. Veja o vídeo:



Movimento cooperativo

quinta-feira, outubro 29, 2009 0 comentários

Os desafios da economia solidária

Com o objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade sustentável, o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural (Centru-MA) realiza atividades de formação e divulgação da economia solidária.

A economia solidária é uma prática social regida pelos valores da autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano. Também é entendida como uma estratégia de enfrentamento e superação da exclusão social.

De acordo com o Centru, no Maranhão foram identificados 783 empreendimentos solidários. Para divulgar a organização e produção desses grupos, serão realizadas Feiras Territoriais da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Em Imperatriz, a primeira reunião para a apresentação da propostas da Feira na Região Tocantina vai acontecer dia 03 de novembro, às 16h30, na sede da Centru, que fica na Rua Brasil, 794, Nova Imperatriz.

Tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável global e coletivo, acreditamos que a solidariedade e o cooperativismo são possíveis mesmo com tantas adversidades.Veja quais as características de uma organização considerada como empreendimento solidário: clique aqui!

Riscando o céu

quarta-feira, outubro 28, 2009 1 comentários


“O futuro tem vários nomes.
Para os fracos é inatingível.
Para os medrosos, o desconhecido.
Para os corajosos, a chance”

Victor Hugo



Cliques e práticas ambientais

terça-feira, outubro 27, 2009 0 comentários

Curso de Jornalismo promove concurso fotográfico com foco no Meio Ambiente

Com o tema “Jornalismo e o Meio Ambiente", a coordenação do curso de Jornalismo da Ufma vai realizar o I Concurso de Fotografia. O evento faz parte da programação do III Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, que acontece entre 11 e 13 de novembro.

O concurso tem como objetivo incentivar os participantes a expressarem suas idéias sobre as questões ambientais através da fotografia. O prêmio é destinado a fotógrafos amadores de qualquer idade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 06 de novembro, na Coordenação de Jornalismo, das 14h às 18h.

O trabalho de cada participante deve ser individual e cada inscrito poderá concorrer com, no máximo, duas fotografias. Imagens alteradas eletronicamente não serão aceitas. Tanto as fotografias produzidas em formato analógico como digital serão aceitas, sendo exigido somente que estas sejam impressas em papel fotográfico no formato 30 x 20.

As fotografias serão apresentadas em uma exposição no prédio do curso de Jornalismo e avaliadas pelos visitantes interessados em participar da eleição. Com uso de cédulas e urna lacrada, a votação será direta e com registro dos votantes através de documento de identificação com foto.

A atualidade de Rosa de Luxemburgo

domingo, outubro 25, 2009 0 comentários



A desconstrução do pensamento é indispensável para a construção de uma sociedade mais justa. Após as Conferências de Comunicação e de Cultura e das reflexões do jornalista Caco Barcellos, durante a palestra no VII Salão do Livro, o que me vem à cabeça é a seguinte citação:

“Há todo um velho mundo ainda por destruir e todo um novo mundo a construir. Mas nós conseguiremos, jovens amigos, não é verdade?”

[Imagem: Logo do Encontro dos Estudantes de Comunicação (Enecom) 2009]

Oportunidade inédita de intervir no futuro da Comunicação


Com o tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”, a Universidade Federal do Maranhão vai realizar a I Conferência de Comunicação de Imperatriz, nos dias 22 e 23 de outubro.

O debate é de interesse da sociedade, visto que a Comunicação passa a ser entendida como um direito do cidadão. Podem participar estudantes e profissionais da área, empresários, movimentos sociais, artistas, produtores culturais, organizações não governamentais, etc.

A Conferência de Comunicação de Imperatriz será organizada em palestra, grupos de trabalho e plenária final, onde serão apresentadas as propostas de cada GT. Em seguida, as diretrizes serão sistematizadas e encaminhadas à Comissão Pró-Conferência de Comunicação Estadual.

Em todo o Brasil, os setores ligados ao campo midiático estão mobilizados visando participar da I Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada em Brasília, no período de 14 a 17 de dezembro.

Confira a programação:

- 22 de outubro (Quinta-feira)

14h às 18h: Credenciamento dos participantes na Ufma
19h: Palestra no auditório da Ufma
“Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”, com o Prof. Dr. Francisco Gonçalves da Conceição, coordenador do Curso de Jornalismo da Ufma, em São Luís.
19h45: Debate
21h: Lançamento do livro “Entrevozes: enredos midiáticos”, vários autores.

- 23 de outubro (Sexta-feira)

08h às 12h: Debate nos Grupos de Trabalho
O debate envolve assuntos ligados à Televisão, Rádio, Internet, Telecomunicações, Cinema, Mídia impressa e Mercado editorial
14h: Apresentação e sistematização das propostas dos grupos de trabalho.
17h: Encerramento com apresentações culturais do Projeto ComCultura

Toca e deságua no Tocantins

quarta-feira, outubro 21, 2009 1 comentários


Estrela

É bonito ver você
Banhar de luz meu coração
Brincar de encher o meu porão
E derramar minha razão
É infinito ser e me encontrar
No teu querer
no teu brilhar
Só pra te
Ter e me entregar
Ao que é você estrela
Livre num canto da sala
Engulo sopros de você
Me conta com é ser assim
Ser pra mim
do outro lado do ser


O cantor e compositor Carlinhos Veloz estará em Imperatriz no dia 23 de outubro, na Romanos Pizzaria, a partir das 21h. Os ingressos para o show custam R$10,00 (antecipadamente).

A última apresentação do cantor por aqui foi em junho do ano passado, no Teatro Ferreira Gullar. Acompanhado pelos músicos da Banda Legenda, de São Luís, Carlinhos emocionou a plateia com Viagem de Novembro, que fica tão linda quanto na voz da Lena Garcia, e fez todo mundo dançar ao som de Ilha Bela e Vibratons. Cantando Imperador Tocantins, ele deixa de ser o centro das atenções e vira mero espectador, já que nesse momento, o público cantarolante rouba a cena. Fiquei tão entusiasmada que assisti às duas sessões.

Em 2006, depois de uma longa temporada sem dar as caras por aqui, Carlinhos Veloz também fez um show na Romanos. Dessa vez, ele sobe ao palco com Wilson Zara. Não sabemos ao certo se eles vão dividir ou alternar as apresentações.

Mesmo com tantas músicas lindas, eu sempre saio dos shows meio frustradinha. A minha preferida, Estrela, a qual ele se refere como "divino inspirador", nunca faz parte do repertório. Outra que gosto muito do disco "Vibratons", de 2001, é Beija-flor. "... ser assim, beija-flor, azulzinho, beija-flor, bonitinho e sedutor... pra ganhar o teu amor divina flor"

Ô, Carlinhos, canta ESTRELA! Ô, Zara, toca RAUL!


[Foto no Teatro Ferreira Gullar, 06 de junho de 2008]

Conferências livres de Comunicação

quarta-feira, outubro 14, 2009 0 comentários


Mobilização no Maranhão


A I Conferência Nacional de Comunicação vai acontecer nos dias 08, 09 e 10 dedezembro, em Brasília. O evento será um momento histórico para a sociedade brasileira, quando todos os setores discutirão propostas para construir uma política pública nacional de comunicação.

Etapas preparatórias já estão acontecendo em todo o Brasil. Em São Luís, a Agência de Noticias da Infância Matraca realizará durante todo o dia de amanhã, a I Conferência Livre de Adolescentes e Jovens do Maranhão, no Parque Botânico da Vale.

Com o eixo “Cidadania: Direitos e Deveres”, o evento vai reunir adolescentes e jovens da capital e do interior do Maranhão de organizações juvenis, escolas públicas e privadas, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto (prestação de serviço à comunidade), além de lideranças juvenis. Considerando a importância do tema Infância e Adolescência e o protagonismo infanto-juvenil, o objetivo é discutir propostas para uma nova comunicação no país.

Durante a Conferência serão debatidos temas como: Educação para Mídia, Direito a Comunicação, Respeito e Promoção da Diversidade e Crescer sem Violência: Comunicação no contexto da Proteção à Infância e Adolescência. Em seguida, um plano de propostas será enviado à comissão organizadora da Conferência Nacional de Comunicação.

Um filme de Glauber Rocha...

terça-feira, outubro 13, 2009 1 comentários

... 43 anos depois

Entre 1966 e 1971, José Sarney governou o estado do Maranhão. A cerimônia de posse foi registrada por Glauber Rocha, que além de uma câmera na mão tinha muita ideia na cabeça.

O documentário Maranhão 66 intercala a posse do governador, no dia 30 de janeiro de 1966, com as cenas do cotidiano dos maranhenses. O filme foi financiado pelo próprio Sarney, que não gostou nada, nada, do vanguardismo de Glauber.

Durante o discurso, o jovem político se compromete em acabar com a miséria do Maranhão. As imagens de pobreza, miséria e fome se sobrepõem a voz do então governador. Veja o curta-metragem!

Por cima da realidade imediata

segunda-feira, outubro 12, 2009 2 comentários

Rio Tocantins, sábado, às 17h30


Que é Poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados.

(Cassiano Ricardo)

Saiu no Estadão

segunda-feira, outubro 12, 2009 0 comentários

''Presunção de inocência é para o direito penal''


O juiz eleitoral Marlon Reis, um dos organizadores da Campanha Ficha Limpa, afirma que a sociedade tem direito de estabelecer os critérios para a candidatura de um político. Para ele, o princípio da presunção de inocência, que impede a punição de um acusado antes de esgotadas todas as instâncias de defesa, não pode ser invocado quando se trata de políticos e eleições. Dessa forma, inelegibilidade não é pena, é critério.

A Campanha Ficha Limpa é um projeto de iniciativa popular, que coletou 1,3 milhão de assinaturas em defesa da proibição da candidatura de políticos condenados pela Justiça. O projeto foi protocolado na Câmara no final de setembro e deverá ser votado até junho do ano que vem, para que possa valer nas eleições de 2010.


Leia a entrevista completa com Marlon Reis: Estadão de hoje.



O Combate à Corrupção Eleitoral é uma das bandeiras do Comitê da Cidadania de Imperatriz. Na tarde de sábado, os membros do Comitê se reuniram para definir o plano de ações para o último trimestre do ano. Participaram da reunião o presidente do Comitê, Hugo Trajano, o juiz Marlon Reis, os promotores Sandro Bíscaro e Nahyma e os membros efetivos.







Política da diversidade

domingo, outubro 11, 2009 0 comentários

"A democratização do Brasil supõe a democratização da comunicação, com informações confiáveis e a superação da concentração da propriedade no setor"

(Pedro Wilson, deputado do PT-GO)

Trecho retirado de “Imprensa estrangeira e brasileira, dois olhares sobre um mesmo país”. Nota publicada sobre mídia no site do Partido dos Trabalhadores – PT.

Num país onde a televisão e o rádio são os principais meios de difusão, não há como pensar em democracia sem refletir sobre as distorções mostradas nos grandes veículos de comunicação e o seu comportamento influenciador.

Embora concorde com o deputado Pedro Wilson, não compartilho sua inquietação. Os petistas, peemedebistas, democratas e quaisquer que sejam suas filiações, devem estimular políticas públicas que pensem a comunicação como um todo. Não considerando apenas e tão somente, a percepção distinta de uma abordagem da mídia em relação às ações de um partido. Os meios de comunicação devem estar a serviço do povo.

A verdadeira ameaça à democracia é a exclusão da garantia de direitos dos movimentos sociais, mulheres, negros, sindicatos, índios, pessoas com deficiência, homossexuais, todas as religiões e credos. Enfim, não há sociedade democrática sem meios de comunicação social democráticos!

Certas canções são eternas

sábado, outubro 10, 2009 1 comentários

Flávio Venturini e Marina Machado


Conferência de Comunicação de Imperatriz será realizada nos dias 22 e 23 de outubro

Foto: Josa Almeida

A comissão Pró-Conferência de Imperatriz se reuniu com o prefeito Sebastião Madeira. O encontro aconteceu na tarde de ontem, na Prefeitura. Na ocasião, a coordenadora do curso de Comunicação Social/ Jornalismo, Roseane Pinheiro, entregou ao prefeito o projeto da Conferência. “A Confecom coloca em discussão políticas para o setor em uma arena pública, onde todos podem participar”, afirma Roseane.

A Conferência de Comunicação de Imperatriz vai acontecer nos dias 22 e 23 de outubro, na UFMA. As inscrições podem ser feitas na coordenação de Jornalismo, das 14h às 18h. Para Sebastião Madeira, é preciso ampliar o espaço para o debate. “A parceria entre UFMA e município vai possibilitar uma maior mobilização da comunidade”, completa. De acordo com o diretor do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia, Jéferson de Deus, as discussões podem conduzir a ações práticas, beneficiando a população.

As etapas municipais têm caráter mobilizador, não elegem delegados. Organizada em grupos de trabalho (GTs), a Confecom municipal visa o desenvolvimento e a ampla participação da sociedade na discussão sobre: televisão, rádio, internet, telecomunicações, cinema, mídia impressa e mercado editorial. A formulação das propostas será encaminhada à etapa estadual.

A Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) foi adiada por decisão da Presidência da República. A etapa nacional será realizada nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, uma semana após a data prevista no decreto que convocou a conferência (1, 2 e 3 do mesmo mês). A informação foi repassada a membros da Comissão Organizadora Nacional (CON) pelo consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara.

Edição EXTRA

quinta-feira, outubro 08, 2009 0 comentários

No ar - Viva a família brasileira!


Na Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, uma sequência de gravações foram gravadas entre o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o filho, o empresário Fernando Sarney. Durante as conversas, eles negociam a nomeação de cargos por atos secretos.

Em um dos diálogos, Fernando Sarney diz à filha, Maria Beatriz Sarney (a Bia), que mandou Agaciel Maia (ex-diretor geral do Senado) reservar uma vaga para o namorado dela. Segundo a gravação, José Sarney se compromete em falar com Agaciel. Oito dias depois, o namorado da neta foi nomeado por ato secreto.

Em julho, Fernando Sarney foi indiciado pela PF do Maranhão por vários crimes, entre eles lavagem de dinheiro. O empresário é apontado nas investigações como chefe de um grupo acusado de ter forte influência política.

O jornal O Estado de S. Paulo transcreveu as conversas. Em seguida, a pedido de Fernando, o desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça, determinou que o Estado não publique mais informações sobre a investigação do caso. Já são 69 dias sob censura.

quarta-feira, outubro 07, 2009 1 comentários

de.tudo.um.pouco.


dia.

sonho. susto. preguiça. banho. escolha. café. pressa. sol. calor. chave. sala. tarefas. leitura. cobrança. telefonema. cobrança. elogio. cobrança. texto. cobrança. extra. banho. mãe. almoço. pai. carona. aula. prova. medo. confusão. gargalhada. redação. despedida. goiaba. pastel. histórias. memórias. oi. reunião. sim. não. não. sim. confecom. possível. espera. amigos. carona. planos. novidades. desapego. sorvete. casa. banho. janta. coca. jornal. pig. novela. msn. irmã. briga. corte. irmão. briga. recorte. maquete. cola. suco. pipoco. tamarindo. escuridão. vela. reclamação. pilhas. dicionário. primo. secador. maçã. lente.

noite.







Saúde e ambiente

quarta-feira, outubro 07, 2009 0 comentários

Conferência discute saúde ambiental em Imperatriz

A fim de propor diretrizes para a Política Nacional de Saúde Ambiental, será realizada a 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental, nos dias 08 e 09 de outubro, no Auditório do Hotel New Anápolis. Essa etapa é promovida pelas Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento.

A 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental tem como tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”. E como lema: “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!“

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde e Meio Ambiente, Conceição Ribeiro Luz, as ações de mobilização visam sensibilizar o município dentro de um contexto macrorregional. “Para uma ampla discussão sobre as propostas é importante que a sociedade participe”, afirma.

As discussões serão norteadas pelos seguintes temas: O desenvolvimento e a sustentabilidade sócio-ambiental no campo, na cidade e na floresta; A produção, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; A democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis.

Ainda de acordo com Conceição Ribeiro, a etapa municipal é deliberativa, elegendo oito delegados para a etapa estadual, que vai acontecer em São Luís, nos dias 14 e 15 de outubro. As inscrições serão realizadas no dia 08 de outubro, a partir das 8h, no New Anápolis.

Omissão do poder público

terça-feira, outubro 06, 2009 0 comentários

Carta Aberta da Comissão Maranhense Pró-conferência à Comissão Organizadora Nacional da Confecom

Sobre a convocação da etapa estadual da 1ª Conferência Nacional de Comunicação


O Governo Federal convocou, durante o Fórum Social Mundial, a realização da primeira Conferência de Comunicação (Confecom). Com o tema da Conferência é: “Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital”, a Conferência Nacional deve ocorrer entre os dias 01 e 03 de dezembro de 2009, precedida pelas Conferências preparatórias e estaduais.

No Maranhão, funciona desde o início de 2009 a Comissão Maranhense Pró-Conferência Nacional de Comunicação, composta por entidades e movimentos maranhenses que atuam na promoção e defesa do estado democrático de direito, dos direitos humanos, em especial, do direito humano à comunicação.

(...)

Os prazos foram terminando e quando a comissão esgotou a paciência, com a lentidão, omissão e marasmo do executivo estadual. Iniciou-se novo contato com a Assembléia Legislativa, com o intuito de solicitar a convocação por esta casa, conforme prevê o regimento da Confecom. Entretanto, após saber deste processo, o executivo estadual informou a comissão que convocaria a conferência e que o decreto sairia até o final do dia 02 de outubro. Assim, refreamos este processo e, mais uma vez, demonstramos a nossa disposição com o executivo estadual. Contudo, a semana terminou e a conferência não foi convocada.

Neste sentido, a Comissão Maranhense Pró-conferência de Comunicação solicita a Comissão Organizadora Nacional (CON), conforme prevê o regimento Interno da Confecom (Art. 7º § 3º), que a Comissão Organizadora Nacional convoque a etapa estadual da Confecom, no Maranhão.

Leia na íntegra: Comissão Estadual Pró-Conferência
Marco na democracia

“Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.”

(Preâmbulo da Constituição Federativa do Brasil, publicada no Diário Oficial da União em 05 de outubro de 1988)


Defensora dos valores democráticos, a Constituição brasileira completa 21 anos. Promulgada em 1988, a lei suprema que justifica a validade das normas de conduta tem como princípios fundamentais: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político.



Desde a promulgação, a Constituição já foi alterada 58 vezes. Outras 934 propostas de emendas à CF tramitam na Câmara e aguardam votação. Dentre elas, o projeto de Lei popular sobre a vida pregressa dos candidatos, da Campanha Ficha Limpa.

Alterações no texto da Constituição só podem ser realizadas por meio de Emenda Constitucional, sendo que as condições para uma emenda modificar a Carta estão previstas na própria Constituição, em seu artigo 60.

Acesse: Texto compilado da CF

Retratos do Brasil - ícone do carnaval

O documentário “Raça Síntese”, sobre o carnavalesco maranhense Joãosinho Trinta, estreia hoje no Festival de Cinema do Rio, que começou no dia 24 de setembro. O filme exibe a trajetória do artista, mostrando o trabalho intenso durante a construção do enredo e a preparação do carnaval de 2003 para a escola de samba Grande Rio.

As filmagens foram feitas entre o segundo semestre de 2002 e o pós-carnaval de 2003. No filme, entrevistas com os funcionários do barracão, que trabalharam com Joãosinho no desfile da Grande Rio, revelam um profissional enérgico e exigente, com grande desejo de levar luxo à Sapucaí. Entre os amigos, os diretores também entrevistam Ferreira Gullar, conterrâneo do carnavalesco.

Veja o teaser do documentário. Clique aqui!

Ficha técnica
Documentário
Título: A Raça Síntese
Direção e produção: Paulo Machline e Giuliano Cedroni
Ano: 2009
Duração: 72 min.

O grande encontro - já pensou?

domingo, outubro 04, 2009 0 comentários

Do jeito que eu queria

Como a programação do VII Salão do Livro de Imperatriz ainda não saiu, fica aqui o meu desejo para o "convite-composição-confirmação" de grandes nomes para os nove dias de evento:

Alice Ruiz - Poetisa e tradutora

Publicou, até agora, 15 livros, entre poesia, traduções e uma história infantil. Já ganhou vários prêmios, incluindo o Jabuti de Poesia, de 1989, pelo livro Vice Versos. Como compositora tem parcerias com Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes, Alzira Espíndola e Zeca Baleiro. Desde 1990, ministra oficinas de hai-kai.

João Ubaldo Ribeiro - Escritor, jornalista e roteirista

Membro da Academia Brasileira de Letras, teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema. É autor de romances como Sargento Getúlio e A casa dos Budas Ditosos.

Mário Prata - Escritor, jornalista e dramaturgo

Tem trabalhos no cinema, teatro e televisão. Por vários anos, escreveu, semanalmente, na revista Época e no jornal O Estado de São Paulo. Recentemente, publicou pela Editora Planeta suas Cem melhores crônicas (que, na verdade, são 129).

Pedro Bandeira - Escritor de livros infanto-juvenis

É o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil (vinte milhões de exemplares até 2006) Recebeu vários prêmios, como o Jabuti e o da Câmara Brasileira do Livro. Meus títulos preferidos são: É proibido miar e As cores de Laurinha.

Zuenir Ventura - Jornalista e escritor

É colunista da revista Época e jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Jabuti em 1995, na categoria reportagem, pelo livro Cidade Partida. A obra 1968 - O ano que não terminou, serviu de inspiração para a minissérie Anos Rebeldes, produzida pela Rede Globo.

É proibido proibir

sábado, outubro 03, 2009 0 comentários

"E eu digo não ao não"


O Estado de S. Paulo e o portal Estadão são impedidos de publicar reportagens que contenham informações sobre a Operação Boi Barrica. No inquérito, a Polícia Federal investiga Fernando Sarney por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

Em junho, O Estado de S. Paulo divulgou gravações de conversas telefônicas entre Fernando Sarney e diversas pessoas, entre elas seu pai, José Sarney, presidente do Senado Federal, denunciando atos secretos que revelam o nepotismo e o abuso de poder da família Sarney.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), através do desembargador Dácio Vieira, concedeu liminar ao empresário Fernando Sarney, infringindo o princípio constitucional da livre manifestação do pensamento. Com isso, o veto é mantido há 64 dias.

Premissa da Lei de Murphy

sexta-feira, outubro 02, 2009 1 comentários


Nada é tão ruim que não possa piorar

Se tudo pode dar errado, não se preocupe, vai dar errado. O que nos falta é imaginação pra tentarmos encontrar o lado positivo, se é que tem, em situações que "só" acontecem com a gente. Portanto, me resta gargalhar com o pensamento pessimista em plena sexta-feira, que nem é 13.

Fraude onde canta o sabiá

quinta-feira, outubro 01, 2009 2 comentários

“(...)
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
(...)

Canção do Exílio, do maranhense Gonçalves Dias, é um dos poemas mais emblemáticos da literatura brasileira. O enunciado dos versos, supostamente, fazia parte do caderno de questões sobre linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2009.

No início da manhã de hoje, o ministro da Educação, Fernando Haddad, cancelou a aplicação de 4 milhões de provas em quase duas mil cidades em todo o país. O órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Enem, o Insituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), confirmou o vazamento do conteúdo do exame, marcado para o próximo fim de semana.

Este ano, o Enem é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do ProUni (Pograma Universidade para Todos), mesmo a contragosto de muitos estudantes, que sequer foram consultados sobre essa decisão.

Os versos de Gonçalves Dias também são bastante parodiados A versão a seguir, de José Paulo Paes, ilustra bem o cenário da fraude.

Canção do exílio facilitada


lá?
ah!

sabiá...
papá...
maná...
sofá...
sinhá...

cá?
bah!

José Paulo Paes